América Colonial – Mariza Soares

Proposta do curso de América Colonial

Mariza de Carvalho Soares

A proposta do curso é selecionar um conjunto de textos a serem lidos e discutidos em sala de uma abordando diferentes temas da historiografia sobre a escravidão nas Américas e Caribe colonial. Considerando a oferta de cursos sobre escravidão no Brasil o curso não tratará do tema no Brasil. Na medida do possível serão indicados textos em português mas a parte mais significativa e relevante deverá ser apresentada em espanhol devido a falta de literatura recente sobre o tema em português. Na medida em que houverem na turma alunos que se prontifiquem a ler inglês e francês o curso poderá ganhar mais vulto com a incorporação de uma bibliografia mais diversificada.

A primeira parte do curso será dedicada a leituras de textos pelo conjunto da turma para discussão em sala de aula. Para a segunda parte serão selecionadas alguns trabalhos monográficos importantes que deverão ser apresentados pelos alunos sob a forma de seminários. O texto básico do curso deverá ser o clássico de Herbert Klein Escravidão Africana: America Latina e Caribe.  São Paulo: Brasiliense,1987 (disponível na biblioteca). Outros trabalhos serão selecionados e distribuídos por séculos e pelas várias partes das Américas.

Para América espanhola deverão ser adotadas duas coletâneas recentes:
– Juan Manuel de la Serna Herrera (coord.) Pautas de convivência étnica en la América Latina colonial (Índios, negros, mulatos, pardos y esclavos) México DC: Universidad Autônoma de México/Centro Coordinador y Difusor de estúdios latinoamericanos/Gobierno del Estado de Guanajuato. 2005: 19-72
– Claudia Mosquera, Mauricio Pardo, Odile Hoffmann (eds.) Afrodescendientes en lãs Américas. Trayetorias sociales e identitárias. 150 años de la abolición de la esclavitud en Colômbia. Universidad Nacional de Colômbia/Instituto Colombiano de Antropologia e Historia/Institut de Recherche pour le Développement/Instituto Latinoamericano de Servicios Legales Alternativos. 2002: 181-193.

O restante da bibliografia ainda não está selecionado. Seguem abaixo alguns exemplos de textos e monografias a serem incorporadas ao programa.

Em português:
Jacobinos Negros.
Revista Estudos Afro-Asiáticos, mai-ago 2004-2

Em inglês:
Vicent P. Franklin, “Bibliographical essay. Alonso de Sandoval and the jesuit conception of the negro”. 1973.
H. L. Bennett, Africans in Colonial México. 2003.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: