Cidadania e memória no Brasil pós-1930 – Luigi Bonafé e Marcus Dezemone

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Centro de Estudos Gerais
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Área de História
Departamento de História
Curso de Graduação em História

Professores: Luigi Bonafé e Marcus Dezemone
Disciplina:
Tipo:
Eixo Cronológico: História Contemporânea
Linha Temática: Poder & Idéias Políticas

Período: 2 / 2007
Turno: Tarde
Horário: 4ª-feira de 14h às 18h

Programa de Disciplina
Título: Cidadania e memória no Brasil pós-1930

Objetivos:
Abordar algumas das principais contribuições da historiografia sobre a história política da República brasileira no pós-1930, com destaque para os recentes debates acadêmicos. Serão discutidas as mobilizações políticas e conflitos sociais em torno da construção de noções de direitos para o exercício da cidadania, articuladas às disputas pelas representações dos fatos e processos históricos no período. Grande ênfase será conferida para as diferentes memórias construídas sobre a história recente do Brasil, articulando-as à historiografia, num balanço introdutório que contempla as condições sociais de produção tanto das visões clássicas quanto das novas interpretações.

Unidades:
UNIDADE I — Cidadania e memória
1.1. Cidadania: direitos civis, direitos políticos e direitos sociais
1.2. Memória social: os usos do passado

UNIDADE II — A Era Vargas (1930-1945)
2.1. Revolução de 1930
2.2. CLT e invenção do trabalhismo
2.3. O Queremismo e a redemocratização de 1945

UNIDADE III — A experiência democrática (1945-1964)
3.1. O colapso do colapso do populismo
3.2. Crises da República: 1954, 1955 e 1961
3.3. Os anos JK: democracia e desenvolvimento?
3.4. Reformas de base e radicalização política

UNIDADE IV — Ditadura militar, esquerdas e sociedade
4.1. Golpe civil-militar de 1964 e o recente debate historiográfico
4.2. “Milagre” econômico
4.3. Esquerdas revolucionárias e luta armada
4.4. Abertura e redemocratização: a memória da ditadura

UNIDADE V — A “Nova República”
5.1. Da “Constituição cidadã” ao impeachment
5.2. O ataque à Era Vargas: “neoliberalismo” e privatizações
5.3. Plano Real e memória da “Era FHC”
5.4. O governo Lula

Bibliografia Básica (máximo de 10 obras):
1. CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
2. DAMATTA, Roberto. A Casa e a Rua. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1991.
3. GOMES, Ângela de Castro. A invenção do trabalhismo. 3ª ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. [1988]
4. FERREIRA, Jorge (org.). O populismo e sua história: debate e crítica. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
5. GASPARI, Elio. As Ilusões Armadas. 2 volumes. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.
6. MATTOS, Marcelo Badaró. Greves e repressão policial ao sindicalismo carioca. Rio de Janeiro: APERJ/FAPERJ, 2003.
7. GOMES, Angela de Castro (org.). O Brasil de JK. 2ª ed. Rio de Janeiro: FGV, 2002. [1ª ed.: 1991]
8. FIGUEIREDO, Argelina Cheibub. Democracia ou Reformas? Alternativas democráticas à crise política: 1961-1964. São Paulo: Paz e Terra, 1993.
9. REIS, Daniel Aarão, RIDENTI, Marcelo, MOTTA, Rodrigo Patto Sá (orgs.). O golpe e a ditadura militar: quarenta anos depois (1964-2004). Bauru, SP: Edusc, 2004.
10. LAMOUNIER, Bolívar, FIGUEIREDO, Rubens (orgs.). A Era FHC: um balanço. São Paulo: Cultura Editores Associados, 2002.

Avaliação:
A turma será dividida em grupos (quantidade a combinar de acordo com o número de inscritos no curso). Cada grupo será submetido a pelo menos três tipos de avaliação ao longo do curso, cada um deles referido a textos obrigatórios distintos:

 


Atividade

Instrumento de avaliação

Tipo

1

Fichamento – escrito através de uma via impressa e outra em meio eletrônico

Coletivo – Grupo

2

Seminário – apresentação oral

Coletivo – Grupo

3

Comentários críticos do texto – escrito com uma via impressa

Coletivo – Grupo

 
Será aprovado o aluno que:
– obtiver 75% de presença
– realizar as atividades propostas com desempenho avaliado em grau superior a seis (6,0).

Observações:
As aulas expositivas do curso serão ministradas com o uso de recursos multimídia e farta utilização de material audiovisual, incluindo charges, gráficos, tabelas, vídeos, músicas e outras fontes primárias ou secundárias (desde que haja, é claro, disponibilidade de projetor multimídia).

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