Islã e Viajantes na Idade Média – Beatriz

Título: Islã e Viajantes na Idade Média

Ementa:
O período conhecido no Ocidente como Idade Média coincide com o momento histórico de surgimento e cristalização do Islã não só como uma nova religião mas, também e fundamentalmente, como uma construção temporal que iria alterar profundamente a face do mundo antigo.
O Profeta Maomé e os seus seguidores lançaram no século VII as sementes de um processo transformador que deu origem a uma civilização chamada de “clássica” por muitos autores. Herdeira do legado grego e persa, a civilização árabe-islâmica processou, aprofundou e divulgou esses conhecimentos nos seus vastos territórios, que iam da Península Ibérica (Al-Andalus) até a Índia. Na Baixa Idade Média, mesmo sem a unidade política do passado, a civilização islâmica ainda contava om importantes centros de estudo – universidades e madrassas, instituições vinculadas às mesquitas – cuja produção cultural abarcava todas as áreas do saber.
Nessa sociedade, a procura do conhecimento era altamente conceituada e a cultura era um dos poucos mecanismos de ascensão social. E para ir em busca de conhecimento, a viagem era um elemento fundamental, não só pelos deslocamentos que exigia ir ao encontro dos grandes mestres, mas principalmente porque a tradição muçulmana dava um valor muito especial, na época, ao testemunho ocular, graças a tradição muçulmana de que “um fato relatado não tem o mesmo valor que um fato presenciado”. Os viajantes eram, também, peregrinos que iam visitar os lugares sagrados do Islã, em particular a cidade de Meca, cumprindo a peregrinação ritual que todo muçulmano deve realizar pelo menos uma vez na vida.
O curso visa mostrar a importância e o sentido da viagem na sociedade islâmica da Baixa Idade Média, incluindo o estudo dos relatos da viagem, que ao perenizar a experiência da peregrinação através da escrita, deram rigem a um gênero literário, o gênero rihla (palavra árabe que inicialmente tinha significado de viagem.)

Dinâmica do Curso

O Curso estará dividido em módulos e desenvolvido em torno de problemas que referenciam temas diversos.
Os módulos serão três:
* O primeiro visa introduzir o aluno na temática em estudo, abordando o surgimento do Islã, as principais características do império e da civilização árabe-islâmica e o seu legado temporal. (4 aulas)
* O segundo destina-se a familiarizar o aluno com o uso da categoria espaço nas ciências sociais e particularmente na história, com uma discussão teórica introdutória. (2 aulas)
* O terceiro é o que de fato desenvolve o tema da importância e do sentido da viagem no Medievo islâmico. (10 a 12 aulas)

As primeiras seis aulas serão basicamente expositivas e os alunos serão orientados a fazer leituras de apoio.
Todo o resto do curso será desenvolvido com uma aula expositiva breve seguida de seminários que tanto poderão contar com uma exposição individual como com exposições coletivas, com uso de fontes e de bibliografia.

Bibliografia
Fontes:
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SOURDEL, Janine ; SOURDEL, Dominique. Dictionnaire historique de L’Islam, Paris: Presses Universitaires de France, 1996
TOUATI, Houari. Islam et Voyage au Moyen Age. Paris: Editions du Seuil, 2000.
ZUMTHOR, Paul. La medida del mundo. Madri: Cátedra, 1993.
VALLVÉ, Joaquin. El Califato de Córdoba. Madri: Editorial Mapfre, 1992.
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