Seminário em História da Educação – Sônia Rebel

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Centro de Estudos Gerais
Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Área de História
Departamento de História
Curso de Graduação em História

Professor: Sônia Rebel

Disciplina: Seminário em História da Educação

Tipo: Instrumental

Eixo Cronológico:

Linha Temática:

Período: 2º. Semestre de 2008             Turno:   Manhã

Horário:

_________________Programa de Disciplina____________

Título: Análise de Livros Didáticos de História Antiga

Objetivos: Discutir e analisar livros didáticos de História Antiga (de ensino Fundamental e de Ensino Médio) para perceber se os conteúdos acompanham os conhecimentos históricos mais atualizados. Analisar fontes primárias escritas traduzidas e discutir seu uso em sala de aula. Tomar contato com fontes imagéticas – plantas de casas egípcias, gregas e romanas, espaços públicos (Fórum romano, Ágora ateniense, acrópole ateniense) – para discutir seu uso em sala de aula. Ver e analisar vídeos relacionados à Antiguidade e discutir como se faz roteiro e seu uso didático.

Unidades:
1 – Egito
2 – Mesopotâmia
3 – Grécia
4 Roma

Obs. Estas unidades “cortarão” todo o curso, do começo ao fim, visto que o curso em si, opor ser instrumental, consiste na análise de livros didáticos.

As verdadeiras unidades são as seguintes:
Análise da apresentação do livro (s)
Análise do Índice
Análise dos capítulos
Análise das atividades didáticas
Análise da bibliografia

Bibliografia Básica (máximo de 10 obras):
ARAÚJO, S. R. DE. Apropriações da Antiguidade. Notas de aula do Lato Sensu em História e Cultura Antiga.. Niterói, UFF, 2001
CARDOSO, C. F. Trabalho Compulsório na Antiguidade. RJ, Graal, 2003.
CARDOSO, C. F. Sete Olhares Sobre a Antiguidade. Brasília, EDUNB, 1999.
_____________. Narrativa, Sentido, História. SP, Papirus, 1997.
_____________. Antiguidade Oriental. Notas de Aula. Niterói, UFF, 2003.
DONADONI, S. O Homem Egípcio. Lisboa, Ed. Presença, 1994.
GIARDINA, A . O HOMEM ROMANO. Lisboa, Ed. Presença, 1990.
SISSA, G. DETIENNE, M. Os Deuses Gregos. SP, Companhia das Letras, 1989.
VERNANT, J-P. O HOMEM GREGO. Lisboa, Ed. Presença, 1992.
VEYNE, P. HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA. DO IMPÉRIO ROMANO AO ANO MIL. SP, Companhia das Letras, 1990.
Fontes Primárias: serão fornecidas pela professora, mas o livro Trabalho Compulsório na Antiguidade contém uma grande quantidade de Fontes Primárias sobre trabalho e relações de produção.
Os vídeos serão os seguintes:
À sombra das Pirâmides (National Geographic)
O Último Dia de Pompéia. (BBC)
O Coliseu (BBC)

Avaliação: Constará de seminários sobre o conteúdo dos capítulos do livro(s) escolhido(s), o aluno escolherá um tema dentro do tema geral da Antiguidade (Egito, Mesopotâmia, Grécia, Roma) e analisará como o livro apresenta este assunto e qual a proposta que o grupo sugere para tal assunto escolhido. A avaliação final será a  escrita de um capítulo, ou parte de capítulo, a ser feita pelo grupo.

Observações:
Este curso se desenvolverá à base de discussões semanais sobre os conteúdos acima – análises da apresentação, índice, capítulos, atividades e bibliografia do(s) livro didático(s) escolhido(s). De modo que a presença e assiduidade do aluno em sala de aula é imprescindível para o bom desenvolvimento do curso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: